É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Realização: Barbosa Lima Dermatologia

Menu

Pesquisar

Dermatose papulosa nigra

O que é?

A dermatose papulosa nigra é uma doença benigna que representa uma forma clínica específica da ceratose seborreica. Pode atingir qualquer pessoa, sendo mais frequente a sua ocorrência em negros e mulatos, e no sexo feminino.

O surgimento das lesões pode se iniciar ainda na juventude mas é mais comum o aparecimento das primeiras lesões na idade adulta.

Continue a ler após a publicidade…



Manifestações clínicas da dermatose papulosa nigra

As lesões são pequeninas, elevadas, de cor marrom escuro ou pretas, atingindo principalmente a face, o pescoço e o colo. São assintomáticas e começam formando pequeninos pontos, do tamanho de uma cabeça de alfinete que crescem progressivamente até cerca de 2 a 5 milímetros de diâmetro. Podem se unir, formando placas maiores.

Algumas são ligadas à pele por um fino pedículo e, principalmente quando localizadas no pescoço, devido ao atrito constante com colares ou com a gola das roupas, podem se tornar doloridas e inflamadas.

dermatose papulosa nigra
Dermatose papulosa nigra

Novas lesões vão se formando ao longo da vida e, em alguns casos, atingem um grande número, o que provoca considerável prejuízo estético, devido ao aspecto resultante de pele manchada.

Tratamento

O tratamento da dermatose papulosa nigra é simples e traz bons resultados estéticos, quando adequadamente indicado e realizado. Consiste na destruição das lesões, que pode ser obtida através da cauterização química, criocirurgia com nitrogênio líquido ou eletrocoagulação.

Continue a ler após a publicidade…



No caso demonstrado abaixo, o tratamento foi realizado com a cauterização química das lesões localizadas na face e no pescoço da paciente.

Cada lesão é tratada individualmente através da aplicação cuidadosa de um tipo de ácido, tomando-se o cuidado para que a pele ao redor não seja atingida, de modo a evitar a sua queimadura. O resultado, após 30 dias, é muito satisfatório.

Dermatose papulosa nigra
Dermatose papulosa nigra tratada com cauterização química

Outras imagens

Veja mais imagens de dermatose papulosa nigra.

.

Publicado por: Dr. Roberto Barbosa LimaDermatologista Titular da SBD
Instagram: @dr.robertobarbosalima

.

Gostou? Compartilhe!

Dr. Roberto Barbosa Lima

Coordenador do Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele é curável

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação