É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Realização: Barbosa Lima Dermatologia

Menu

Pesquisar

Líquen simples crônico, neurodermatite circunscrita

O que é?

Líquen simples crônico é o nome que se dá a uma condição que surge em consequência do ato de coçar ou esfregar a pele repetitivamente, que também é conhecida como neurodermatite circunscrita.

Não é um processo primário. O quadro surge como uma resposta da pele a algum estímulo que gera coceira (dermatite atópica, picadas de insetos, ferimentos) e leva o indivíduo a coçar a pele continuamente. Este ato repetido de forma crônica, provoca o espessamento da pele que é característico da liquenificação.

Continue a ler após a publicidade…



A ansiedade e a tensão emocional, em pessoas predispostas, tem um papel importante neste processo, levando o paciente a coçar compulsivamente o local e perpetuando o quadro em um círculo vicioso, já que a liquenificação provoca mais coceira o paciente coça mais, provocando mais liquenificação…

Manifestações clínicas do líquen simples crônico

As lesões do líquen simples crônico tendem a ocorrer em áreas facilmente alcançáveis para a coçadura. O sintoma mais importante é a coceira, que pode apresentar períodos de melhora e piora, mas se mantém por longo tempo.

Devido à coçadura constante, a pele se torna espessada e endurecida, com acentuação dos sulcos naturais. As lesões são ásperas, descamativas e bem delimitadas. Podem ser avermelhadas ou escuras e apresentar outras lesões menores ao seu redor.

líquen simples crônico
Placa espessada na pele

Tratamento

Para que o tratamento do líquen simples crônico tenha sucesso é fundamental que o paciente compreenda que ele precisa parar de coçar o local, já que este é o motivo da perpetuação do quadro.

Continue a ler após a publicidade…



Para o controle da coceira, importante para evitar que o paciente continue traumatizando o local, está indicado o uso de anti-histamínicos por via oral, de preferência, aqueles que tenham ação sedativa.

Nas lesões, o uso de pomadas de corticosteróides sob oclusão aumentam a penetração e a eficácia do medicamento, além de criar uma barreira física à coçadura.

Outras medicações de uso local como doxepina, capsaicina, pimecrolimus e tacrolimus podem ser utilizados pelos os pacientes que, por algum motivo, não possam usar os corticosteróides.

Pacientes muito ansiosos podem necessitar de medicação ansiolítica para controle do seu estado emocional.

.

Publicado por: Dr. Roberto Barbosa LimaDermatologista Titular da SBD
Instagram: @dr.robertobarbosalima

.

Gostou? Compartilhe!

Dr. Roberto Barbosa Lima

Coordenador do Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele é curável

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação