É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Barbosa Lima Dermatologia

Menu

Pesquisar

Cremes prometem mesmo efeito da toxina botulínica

Cada vez mais, um número maior de cosméticos, comumente usados pelos consumidores para o tratamento de rugas faciais, anunciam em sua publicidade que seus efeitos são comparáveis aos da toxina botulínica (BOTOX®).

Para verificar se estes produtos teriam mesmo esta eficácia que o Botox, o doutor Kenneth Beer, dermatologista e membro da Sociedade Americana de Dermatologia, ministrou um estudo comparando a toxina botulínica com produtos de uso tópico, como cremes e géis, no tratamento de linhas e rugas de expressão da região glabelar (entre os supercílios).

É importante mencionar que a toxina botulínica foi comparada com 3 cremes tópicos que prometem, em suas propagandas, eficácia comparável ao tratamento com a toxina. O estudo incluiu também a comparação dos produtos com injeções de placebo (soro fisiológico), que não teriam efeito algum sobre as rugas.

toxina
Toxina butulínica (Botox) para pés de galinha

Os resultados do estudo comparativo com a toxina botulínica

Os resultados da pesquisa demonstraram que o tratamento com Botox é significantemente mais efetivo para redução de rugas quando comparado ao tratamento com cremes tópicos.

Foi eficiente em 86% dos pacientes que o utilizaram e que tiveram suas rugas e linhas de expressão reduzidas em no mínimo 50%, na quarta semana do estudo.

Por outro lado, o mesmo não aconteceu nos pacientes em tratamento com os cremes faciais, nos quais a redução de rugas não se diferenciou dos resultados obtidos com o placebo em nenhum momento.

Segundo o autor, este estudo pioneiro demonstra que enquanto cremes cosméticos podem diminuir a aparência de algumas rugas finas, eles não podem oferecer o mesmo nível de melhora em rugas moderadas a severas, como fazem as injeções de toxina botulínica.

Saiba mais sobre o uso cosmético da toxina botulínica.

Fonte: PR Newswire Europe Ltd.

Dr. Roberto Barbosa Lima

Responsável pelo Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele tem cura

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação