Menu

Pesquisar

Sardas brancas têm tratamento?

A leucodermia gutata é caracterizada por manchas claras, com tamanhos variando de 1 a 5 milímetros, que surgem com mais frequência nas pernas e braços e são popularmente conhecidas como “sardas brancas”.

As lesões aparecem em decorrência do dano provocado pelo sol ao longo da vida.

O artigo continua logo abaixo…

Continue a leitura

Durante muito tempo foi comum ouvir dos médicos que estas manchas não tinham tratamento, sendo recomendada apenas a proteção solar para evitar maior acúmulo de dano à pele, o que poderia estimular o surgimento de novas lesões.

sardas brancas - leucodermia gutata
Leucodermia gutata

Criocirurgia com nitrogênio líquido

A medicina evoluiu e novas técnicas de tratamento de lesões cutâneas foram sendo descobertas e utilizadas para as mais diversas finalidades. Uma delas, a criocirurgia com nitrogênio líquido, mostrou bons resultados no tratamento das sardas brancas.

O procedimento é realizado no consultório, sem necessidade de anestesia, pois a dor é discreta e cessa rapidamente. O médico aplica um fino jato de spray de nitrogênio líquido, que atinge apenas a mancha e por tempo muito curto.

A área tratada sofre um congelamento imediato, que provoca uma “destruição” controlada da pele afetada. Durante cerca de 30 minutos persiste uma sensação semelhante à de uma leve queimadura ou de coceira. Não há necessidade de curativo.

Nos dias que se seguem, formam-se crostas finas e escuras sobre as áreas tratadas, que levam de 2 a 4 semanas para se soltarem. Quando as crostas caem, a pele que surge ainda se mostra mais clara do que a pele ao redor, dando a sensação de que o tratamento foi ineficaz.

O que ocorre é que a pele nova, que substituiu a pele manchada, é mais clara que a pele ao redor, como uma cicatriz recente de ferida superficial.

No entanto, aos poucos a repigmentação se inicia. É necessário expor a pele ao sol, antes das 10 ou após as 15 horas, para estimular a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele). Fora destes horários, proteger a pele do sol.

O artigo continua logo abaixo…

Continue a leitura

Resultados

Os resultados variam de acordo com cada caso, mas mesmo nos pacientes com boa resposta ao tratamento, a melhora surge de forma gradativa.

No caso abaixo, que exemplifica um bom resultado, foram realizadas 2 sessões de criocirurgia, com intervalo de 6 meses entre cada uma. A segunda foto foi feita 18 meses após a primeira sessão de tratamento.

Observa-se que nem todas as manchas brancas sumiram e que, neste período, até surgiram algumas manchas escuras. No entanto, a melhora é nítida e, apesar da diferença da cor da pele, resultado de melhor proteção solar, percebe-se tratar-se da mesma pessoa pelos 3 pequenos pontos escuros alinhados no lado direito da perna.

sardas brancas - leucodermia gutata
Leucodermia gutata antes e 18 meses depois do tratamento

A criocirurgia com nitrogênio líquido mostra-se como uma boa opção de tratamento para as “sardas brancas” e, desde que utilizada adequadamente, por médico treinado para esta finalidade, pode atingir resultados bastante satisfatórios.

.

Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima

.

Dr. Roberto Barbosa Lima

Responsável pelo Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele tem cura

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação