É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Realização: Barbosa Lima Dermatologia

Menu

Pesquisar

Excisão e sutura de lesão cutânea

A excisão e sutura é um procedimento cirúrgico realizado para a remoção de lesões cutâneas. É utilizado para o tratamento de lesões benignas ou malignas.

Geralmente, é realizado no próprio consultório, sob anestesia local. Em alguns casos, dependendo do tamanho da lesão, ou das condições clínicas do paciente, a cirurgia pode ser realizada no centro cirúrgico.

Continua logo abaixo!

Continuando…

Como é realizada a excisão e sutura?

Após a limpeza da região a ser tratada, a área que será removida é desenhada na pele. Dependendo da natureza da lesão que será excisada, pode ser necessário incluir uma margem de pele saudável ao redor da lesão, que será retirada junto com ela.

É a chamada margem de segurança, utilizada para diminuir a possibilidade de que células tumorais não perceptíveis a olho nu deixem de ser removidas. O tamanho desta margem é variável, e depende do tipo de lesão que está sendo retirada.

Após anestesia injetável circundando toda a área que será removida, é feita uma incisão com lâmina de bisturi, com aspecto de fuso, seguindo a marcação que foi desenhada, e que atinge todas as camadas da pele, retirando a lesão inteira.

A ferida cirúrgica é então fechada com sutura, que pode ter pontos internos (com fios absorvíveis ou não) e pontos externos (com fios não absorvíveis). Estes últimos são os fios pretos observados na foto abaixo.

Excisão e sutura de hidrocistoma
Cortesia do Dr. Roberto Barbosa Lima

Os pontos internos, não são removidos. Os pontos externos são retirados em 7 a 21 dias, dependendo da localização da cirurgia e da tensão resultante da aproximação das bordas da ferida cirúrgica.

.

Publicado por: https://www.dermatologia.net/dating-phone-numbers/
Site: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima

.

Dr. Roberto Barbosa Lima

Coordenador do Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele é curável

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação