É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Realização: Barbosa Lima Dermatologia

Menu

Pesquisar

Cirurgia: tratamento eficaz para o câncer de pele

A cirurgia é o tratamento mais eficaz para se obter a cura da maioria dos casos de câncer de pele, sem a necessidade de nenhum procedimento adicional.

A retirada cirúrgica de um câncer de pele é o procedimento com melhor índice de cura para a doença. Sempre que possível, deve ser a primeira opção de tratamento.

Cirurgia do câncer de pele - Dr. Roberto Barbosa Lima
Dr. Roberto Barbosa Lima – cirurgia do câncer de pele

A cirurgia é o melhor tratamento

Dependendo do tamanho, tipo e localização da lesão tumoral, a cirurgia pode ser realizada no consultório, sob anestesia local, sem necessidade de internação hospitalar.

No caso de tumores que exijam tratamento cirúrgico mais avançado, como a reconstrução com retalho ou enxerto de pele, ou de pacientes cujo estado de saúde exija monitoramento durante a cirurgia, esta pode ser realizada no centro cirúrgico, sob anestesia local e sedação, para maior conforto do paciente.

Tratamentos não cirúrgicos, como a terapia fotodinânica ou o imiquimod, que apresentam menor índice de cura, devem ser usados somente no caso da impossibilidade de se realizar o tratamento cirúrgico. E apenas em lesões superficiais.

Diagnóstico precoce aumenta a chance de cura

Vale lembrar que quanto antes o câncer de pele for retirado, maior a chance de cura e de se evitar a disseminação de células tumorais para outros órgãos (metástases).

A ocorrência de metástases é muito rara nos casos de carcinoma basocelular, mas é frequente nos casos de melanomas tratados tardiamente.

Apesar de raramente produzir metástases, o carcinoma basocelular pode apresentar comportamento agressivo, provocando a invasão e destruição de áreas nobres como o nariz e os olhos.

Por isso, quando surge uma nova lesão na pele ou uma lesão antiga começa a se modificar, ela deve ser examinada o mais rápido possível.

O dermatologista é o médico responsável por identificar e tratar o câncer de pele. Ele conhece bem a doença e, na hora da cirurgia, esse conhecimento faz toda a diferença.

Conhece alguém que precisa de informações sobre câncer de pele? Compartilhe este post!

.

Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima

.

Dr. Roberto Barbosa Lima

Coordenador do Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele é curável

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação