Acne na mulher adulta: tratamentos

A acne, além de acometer um grande percentual dos adolescentes, pode atingir também mulheres com mais idade. A acne na mulher adulta pode surgir nesta fase da vida ou ser resultado da persistência da acne juvenil.

Pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença.

Apesar da acne na mulher adulta estar relacionada ao aumento da ação dos androgênios, muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios.

Características da acne na mulher adulta

Clinicamente, as lesões de acne na mulher adulta costumam ser mais profundas. Formam-se nódulos avermelhados e doloridos, mas também pode ocorrer a formação de pústulas (lesões com pus).

acne na mulher adulta

Lesões de acne no queixo são frequentes

As áreas mais atingidas são o queixo, região mandibular e o pescoço. Cravos fechados (brancos) são mais frequentes que os abertos (pretos).

Outras características que podem acompanhar a acne na mulher adulta, devido à ação dos androgênios, são o aumento da seborréia, aumento de pelos faciais e corporais e queda acentuada de cabelos. Irregularidade menstrual também pode ocorrer em algumas mulheres.

Confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (anti-andrógeno) ou com bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.

Medicações de uso local e peelings superficiais também são importantes no combate à acne na mulher adulta. Casos graves podem ser tratados com a isotretinoína (Roacutan) , que pode eliminar a doença definitivamente em alguns meses nas pacientes que não tenham distúrbios hormonais.

A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e das suas possíveis causas, sendo importante uma avaliação detalhada da paciente pelo dermatologista que a acompanha.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista