É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Clínica Barbosa Lima
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Acne e dieta alimentar: mitos e realidades

Esse tema é muito atual e será motivo ainda de muitas discussões durante algum tempo. A prescrição de dieta alimentar foi importante na acne no período de 1930 a 1960, quando passou a ser desacreditada.

Após a introdução da isotretinoína oral no tratamento dessa moléstia, com apresentação de resultados realmente satisfatórios, surgiram dezenas de trabalhos científicos sobre vários mecanismos etiopatogênicos que envolvem a doença e também sobre o papel da dieta alimentar interferindo na manutenção ou exacerbando a acne.

acne e dieta

Acne tratada com isotretinoína oral

Trabalho comprova influência do leite na acne

Dentre os vários trabalhos apresentados, destacam-se os realizados pelo Prof. Bodo C. Melnik e colaboradores, da Escola Germânica, cujas conclusões mostram que as proteínas do soro do leite estimulam a produção de substâncias que são potentes estimuladores da secreção de insulina pelo pâncreas.

Como consequência, ocorre a ativação de enzimas cuja ação acaba levando ao aumento da sensibilidade dos receptores dos hormônios androgênicos, promovendo aumento da proliferação celular que conduz à obstrução do ducto da glândula sebácea, além de outras reações que induzem à acne.

Fonte: Jornal da SBD – Ano XV n.5 (Autor: Divino Rassi).

E compartilhe!

Desenvolvido por Visana Comunicação