É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Realização: Barbosa Lima Dermatologia

Menu

Pesquisar

Câncer de pele tem cura

O câncer de pele é formado por células da própria pele que sofreram transformação, dando origem a células defeituosas que se multiplicam desordenadamente e originam um novo tecido, ao qual se dá o nome de neoplasia.

São três os tipos mais frequentes de câncer de pele, em ordem crescente de gravidade: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Eles se originam de diferentes células que compõem pele: células da camada basal, células da camada espinhosa e melanócitos, respectivamente.

Continua logo abaixo!

Continuando…

O câncer de pele tem cura quando tratado precocemente

O tratamento precoce é fundamental para se obter a cura do câncer de pele. A retirada cirúrgica, com margem de segurança adequada, é o procedimento com melhor índice de cura. Sempre que possível, deve ser a primeira opção de tratamento.

Quanto antes a lesão for retirada, maior a chance de se curar a doença e de se evitar a invasão de tecidos e estruturas adjacentes ou a disseminação de células cancerosas para outros órgãos (metástases).

Melanoma é o câncer de pele mais perigoso

A ocorrência de metástases é muito rara nos casos de carcinoma basocelular mas muito frequente nos casos de melanomas não tratados, quando se tornam letais.

câncer de pele melanoma

Especialmente no caso do melanoma, o diagnóstico precoce é de extrema importância para se obter o diagnóstico correto e fazer a retirada cirúrgica da lesão antes da possível ocorrência de metástases, que podem colocar a vida do paciente em risco.

Procure o dermatologista no caso de lesão suspeita

Por isso, se perceber uma mancha, “pinta” ou verruga na sua pele, que não havia antes, ou se um sinal antigo está crescendo, doendo, mudando de cor ou formato, ou se ele feriu e sangrou com um pequeno traumatismo, como o roçar da toalha, procure um dermatologista para uma consulta o quanto antes.

O dermatologista é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar o câncer de pele. Uma visita anual deve ser feita a ele para o exame completo da pele e detecção precoce de qualquer lesão suspeita.

Saiba mais sobre o câncer de pele, como reconhecer, como evitar.

.

Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima

.

Dr. Roberto Barbosa Lima

Coordenador do Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele é curável

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação