É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Melasma: manutenção do resultado do tratamento

O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de pílulas anticoncepcionais e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol.

O seu tratamento é difícil e, muitas vezes, logo após a melhora das manchas, elas voltam a aparecer, provocando desapontamento nas pacientes que se submeteram a longos tratamentos.

melasma

Melasma

No Meeting da Academia Americana de Dermatologia foi apresentado um estudo sobre o uso de um medicamento contendo um tipo de ácido (tretinoína), um despigmentante (hidroquinona) e um corticosteróide (fluocinolona) em pacientes com melasma de moderada a grave intensidade.

Neste estudo, dois regimes de manutenção foram propostos: o primeiro com aplicações do produto duas vezes por semana por seis meses e, o segundo, com um regime regressivo, ou seja, três vezes por semana no primeiro mês, duas vezes por semana no segundo mês e uma vez por semana nos quatro últimos meses.

Resultados

Os resultados deste estudo mostraram que, após o sexto mês, 53,8% dos pacientes do primeiro grupo e 53% dos pacientes do segundo grupo não apresentaram recidiva do melasma.

Além disso, foi informado que o tempo médio para ocorrer o reaparecimento das manchas foi de 190 dias, independentemente do regime utilizado.

Fonte: Dermage News – Ecos do Meeting da AAD 2010

E compartilhe!

Desenvolvido por Visana Comunicação