Drenagem

Abscesso cutâneo
A drenagem de lesões cutâneas é o procedimento utilizado para esvaziamento de lesões císticas, de conteúdo líquido ou purulento (pus). É utilizado no tratamento de acne cística, furúnculos, cistos inflamados e abscessos (foto ao lado).
É necessária a realização de anestesia local na pele onde será feita a incisão (corte). Ao contrário do que se costuma afirmar, mesmo com inflamação intensa, a anestesia funciona e deve ser usada para evitar a dor da incisão e o sofrimento desnecessário de quem já está com dor.
Efetuada a anestesia, é feita uma incisão na parte mais superficial da lesão com bisturi ou agulha grossa para a drenagem do material existente no interior da lesão. Após a drenagem inicial, pode ser injetado soro fisiológico estéril no orifício aberto para lavagem da área antes ocupada pela secreção ou conteúdo purulento e novo esvaziamento até que todo o material contido na lesão seja eliminado.
Em alguns casos, pode ser necessária a colocação de um dreno (tira de borracha que impede o fechamento da incisão) que será mantido durante alguns dias, até que acabe a saída de secreção.
Com a eliminação do conteúdo inflamatório, a dor diminui imediatamente e a cicatrização é facilitada, acelerando-se a resolução do processo.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Sócio Titular da SBD